Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

.....................................

A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



sábado, 16 de junho de 2012

DO QUE PASSOU BOM QUIXOTE COM SEU ESCUDEIRO NA TERRA DO SOL


Andarilho, errante e sonhador, Dom Quixote é um dos personagens mais conhecidos e fascinantes da literatura mundial, ele, mais que qualquer outro, personifica a proposta desta 24ª Semana Luiz Antônio. E foi com a bravura e o espírito criativo de Quixote que o Grupo de Teatro UEBA – Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, invadiu a Praça Pedro de Toledo para a abertura da SLAMC. Com uma versão atualizada do clássico, os atores da UEBA conseguiram trazer o bom cavaleiro e seu escudeiro ao século XXI sem perder a magia, o encantamento e a poesia do texto de Cervantes. Com atuações impecáveis, carismáticas e com muito humor, o grupo soube adaptar aos dias de hoje episódios emblemáticos, como por exemplo, a famosa cena da sagração de Quixote em cavaleiro, em Cervantes, essa se passa em uma estalagem de não muito boa reputação, quando o futuro cavaleiro andante toma duas prostitutas por Damas de alta corte. Em sua vinda para o século XXI, as damas são dois travestis; os famosos moinhos de vento tiveram a mais perfeita releitura... foram representados por um boneco inflável, desses de postos de gasolina, solução simples e magistral, de efeito impecável no jogo cênico.
Outras soluções criadas pelo grupo para trazer Quixote e seus companheiros de aventura para a rua também foram magistrais, como o uso de uma bicicleta e de um triciclo como montarias de Quixote e Sancho; o uso da internet e de vídeos integrados às cenas; ou ainda adereços e indumentárias que fazem jus ao mais delirante sonho do cavaleiro, como transformar a rede que envolve um garrafão de vinho em elmo, talas e colete de imobilização em armadura. Já Dulcinéia, a amada idealizada de Quixote, assumiu as mais diversas personificações: de Marilyn Monroe, com direito à famosa cena do respiro do metrô, à Lady Gaga, culminado em um “duelo musical” que levou o público às lágrimas, de tanto rir.
Um espetáculo delicioso, que trouxe no delírio de Quixote o amor ao teatro, a tresloucada errância de seus atores em sua luta contra os moinhos da ignorância.
“Foi grande a sua bravura,
teve todo o mundo em pouco,
e na final conjuntura...
....vejam que ventura,
com siso vivendo louco!”
(Cervantes)
Flávia Marquetti



Fotos: Lívia Cabrera

4 comentários:

  1. Gente eu amei este espetáculo
    A imaginação do grupo com os objetos foi incrível mesmo e essa peça é diferente, ousada, cheia de imagens e significados sobre o clássico de Cervantes, levado para o teatro de rua !
    Eu passei muito mal de rir
    Parabéns Grupo UEBA e dou um UEBA para vocês !
    rsrsrs !

    ResponderExcluir
  2. Realmente as soluções encontradas para representar Dulcinéia foram hilárias!
    Espetáculo repleto de efeitos visuais próprios para atrair aqueles que estão passando, em trânsito (e atraiu muita gente quando começou - a difícil e instável platéia araraquarense).
    Em tempos que poucos grupos produzem teatro de rua, o jovem UEBA defende a luta surpreendentemente. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Fica a dica de leitura do material do Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua Rubens Brito ligado ao Movimento de Teatro de Rua de Sao Paulo, Rede brasileira de Teatro de Rua e a própria Coopertiva Paulista de Teatro. Nestes locais e sites há Líbia para o tema! Abs axé Weber Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Achei impagável Britney e Gaga quebrando o pau cheiradas no pó!

    ResponderExcluir

Seguidores